Foto: Nabor Goulart (Divulgação)
Amanhã e quinta-feira, parlamentares da Quarta Colônia farão uma maratona na Assembleia Legislativa e no Palácio Piratini em busca de recursos e de apoio a reivindicações da região. É a 14ª Marcha dos Vereadores da Quarta Colônia, que, neste ano, é coordenada pelo presidente da Câmara de Faxinal do Soturno, Ubirajá Falcão (PT). Os deputados Valdeci Oliveira (PT) e o líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes (PP), estão intermediando as agendas junto aos gabinetes e órgãos estaduais.
Já há agendas confirmadas com o secretário de Transportes, Juvir Costella, e com o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB), que também é secretário estadual da Segurança Pública. Existe, ainda, a possibilidade de uma reunião com o governador Eduardo Leite (PSDB).
Veja as posições de deputados que participaram de evento em Santa Maria
Este ano, a organização do evento mudou a previsão inicial e reduziu a marcha a dois dias. Entre as bandeiras defendidas pelos vereadores, estão a implantação do sistema de videomonitoramento nos municípios e o repasse de recursos a instituições de saúde. A Quarta Colônia tem dado algumas demonstrações de união em torno de causas comuns aos municípios que integram a microrregião, e a Marcha dos Vereadores é uma delas. No entanto, é salutar a decisão de reduzir os dias da maratona como medida de economia até porque, historicamente, são quase 100 vereadores que participam do evento anual e, recentemente, uma comitiva já esteve em Porto Alegre para convidar secretários (foto).
Sabe-se que, hoje, com as dificuldades financeiras do Estado, a chance de atendimento de alguma reivindicação que esteja fora da programação do governo é praticamente nula. O que não significa que as lideranças devam ficar esperando.